Com cerca de 40 anos de existência, a antiga rodoviária de Porto Velho será totalmente demolida a partir desta terça-feira (25), para dar lugar a uma nova e moderna estrutura. Alí foram vivenciadas histórias emocionantes de encontros e desencontros, com lágrimas de felicidade, mas também de muitas saudades.
O prédio foi construído pelo governador Jorge Teixeira de Oliveira, na mesma época em que o então território federal de Rondônia passava à condição de estado. A rodoviária fazia parte de um complexo de estrutura para que Porto Velho fosse a capital de Rondônia.
De acordo com o professor, Jorge Teixeira também construiu avenidas que ligavam o porto Cai N’água até a rodoviária e pavimentou a BR-364. O terminal fazia parte do processo de estruturação daquele período, assim como o atual aeroporto, que deixou de ser Aeroporto Belmont e recebeu o nome de Governador Jorge Teixeira de Oliveira.
“Naquele período, isso aqui era algo grandioso até em nível de Brasil. As pessoas chegavam e se assustavam com a grandiosidade que era a criação da rodoviária. A rodoviária vai fazer parte desse contexto de ocupação, desse contexto de desbravamento, uma importância econômica para a região, na medida em que recebia os colonos que o governo federal estimulava virem para cá”, disse o professor.
“Mas hoje a gente percebe que é uma rodoviária que não condiz de forma nenhuma com a capacidade de Porto Velho, que passou por um fluxo econômico recente muito grande, no período das usinas. Agora estamos muito entusiasmados e ansiosos que tenha de fato uma rodoviária com cara de uma capital”, comentou Célio Leandro.
EXPECTATIVA
Não apenas o professor e historiador, mas também os comerciantes que trabalham na rodoviária estão em grande expectativa pela chegada do novo terminal. Um deles é Lucas de Souza, estudante que ajuda a mãe Tatiana Souza. Há 28 anos ela é permissionária de um box onde vende lanches.
“Nossa expectativa é que vai ser uma coisa bem bonita. A População merece. Já são muitos anos com a mesma estrutura defasada e insalubre. Acho que o prefeito acertou em construir uma nova rodoviária. Acredito que veio na hora certa”, afirmouPara Michele Passos, presidente da Associação dos Permissionários da Rodoviária, que trabalha no local há 40 anos, a nova rodoviária será um sonho que vai se realizar depois de muitos anos de espera.
“A gente merece uma rodoviária de referência para o estado de Rondônia. Já passaram várias gestões da prefeitura, várias promessas, então eu creio que agora vai ser realizado, vai sair do papel e do projeto”, acrescentou.
ESTRUTURA
A antiga estrutura rodoviária, segundo o administrador, Fernando Henrique, possuia um fluxo diário de 60 a 65 ônibus. Diariamente embarcavam até 870 passageiros e desembarcavam cerca de 850 pessoas.
A estrutura estava composta por 36 boxes comerciais, sendo 15 de agências de viagens, cinco restaurantes e lanchonetes, sorveteria, guarda-volumes e uma associação de taxistas, entre outros. Ao todo, 135 taxistas atendiam no local, mas o espaço interno só comportava sete veículos.
Entre os maiores problemas enfrentados, ele cita a estrutura defasada e com muitos problemas. “A população merece ter uma rodoviária digna, para não dizer a melhor da região Norte”, acrescentou.O prédio antigo também era composto por dez banheiros masculinos e femininos, 12 bacias sanitárias, duas delas para pessoas com deficiência (PCD), três mictórios, oito chuveiros, dez lavatórios, sendo dois para PCD e fraldário.
Localizada na avenida Jorge Teixeira, a rodoviária antiga tem 3.133,05 metros quadrados de área construída, em um terreno de 10.629,88 metros quadrados.
NOVA RODOVIÁRIA
O investimento na construção do novo prédio será da ordem de R$ 44 milhões, sendo R$ 22 milhões provenientes de emenda parlamentar de autoria da ex-deputada federal Mariana Carvalho, e os demais, contrapartida da Prefeitura.
Com dois pisos e uma estética moderna e que valoriza aspectos regionais, o pavimento térreo será composto por 13 plataformas de embarque e desembarque de passageiros, três escadas, um elevador, dois conjuntos completos de banheiros, um fraldário e até sala vip para passageiros.
Também haverá uma faixa para embarque e desembarque, duas faixas para circulação, 86 vagas para carros no estacionamento, 20 vagas para motos, 20 vagas para taxistas e ambiente de apoio e mais 20 vagas para mototaxistas também com ambiente de apoio
Já o andar superior terá 11 lojas, quatro lanchonetes, um restaurante, banheiros, e 12 salas comerciais. Ao todo serão 8.200 metros quadrados de área construída.